Aplique de flor em blusinha

terça-feira, 31 de janeiro de 2012
A peça de hoje é bem simples e dá uma nova cara a qualquer roupa sem graça que você tenha em casa. Peguei uma batinha vermelha bem sem sal e decidi que aplicaria uma flor em algum canto dela:


Separei o material que precisaria:
- 1 Tesoura para tecido
- Cola para tecido (ou habilidade de costura)
- Retalhos (preferencialmente duas cores)
- Linha (da cor dos retalhos)
- Algo redondo para fazer molde

Peguei dois retalhos que eu tinha em casa – um vermelho e outro preto – e planejei como seria a flor. O tecido vermelho serviria para fazer as pétalas e o preto para o miolo. Desenhei, usando uma tampa de micropore, uma flor no tecido vermelho e um miolo no tecido preto:


Recortei o molde e colei o tecido preto no vermelho e o vermelho na blusa: 


Ainda achando sem graça, decidi dar um ar mais descolado para a flor, costurando o contorno da flor com a linha preta, de maneira bem grosseira mesmo, só pra dar um contraste. Eis o resultado:

Bolero rendado (ou Colete rendado)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Pois bem, começaremos então a sequência de posts sobre customização de roupas de maneira fácil. Pra minha sorte, ou azar, minha mãe guarda algumas roupas que ela comprou quando tinha minha idade, ou menos. Na maioria das vezes tenho mini infartos quando as vejo, mas em outras até que pra tirar proveito, como o bolero (ou colete) de hoje.
Minha mãe me mostrou uma camiseta verde de renda que ela achou guardada (foto 2). No início não podia olhar para aquela roupa, mas depois pensei que poderia utilizá-la já que a renda era bonita (foto 6), apesar do modelo ser quadrado.
 A peça de hoje foi bem simples, demorei 15 minutos desde pensar no que faria até a peça pronta.
O que precisei:
- 1 Tesoura (para cortar roupa)
- Régua (pode ser essas de 30cm)
- Caneta (esferográfica)
Vamos à confecção:
Vesti a camiseta (foto 1) e imaginei no que queria transformá-la. Resolvi fazer um bolero amarrado (que eu insisto em chamar de colete). Sabendo no que viraria aquela blusa brega da mãe, eu comecei a marcar com a régua e a caneta (foto 3 e 4) onde precisaria cortar. Feitas todas as marcações, vesti novamente a camiseta para ter certeza de que era tudo aquilo que eu queria. Já estraguei muiiiiitos vestidos por cortá-los sem experimentar e eles acabarem ficando curtos demais, ou seja, lição pra vida: sempre experimentar antes de cortar. Confirmando que estava tudo nos lugares certos passei a tesoura conforme o previsto e o resultado foi bem o que eu esperava.

Foto 1: Como era (aquela coisa brega)


Foto 2: Como era (aquela coisa brega)


Foto 3: O processo


Foto 4: O processo

Foto 5: O resultado

Foto 6: Detalhe da renda


Foto 7: O look do dia!

Look do dia:
Bolero customizado
Blusinha branca presente da Leila
Bermuda, que um dia foi calça
Tênis Keds


A quem interessar possa... (A mim interessou muito)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O início do blog

O inicío do blog

Resolvi criar esse blog - depois de muito me consultar com as minhas amigas - porque gosto de transformar roupas. O problema é que eu não sou lá uma exímia costureira e tudo o que eu acho sobre o assunto é complicado e necessita, normalmente, de materias especiais. Sendo assim, fico com preguiça ou esqueço de comprar os aviamentos e minhas roupas acabam ficando esquecidas no guarda-roupa.

A proposta do blog é customizar roupas de uma maneira um pouco mais simples e rápida. Rápida nem sempre é possível, mas simples é. Eu não gosto de costurar, então quando resolvo arrumar alguma roupa, normalmente apelo pras colas de tecidos, que são mais práticas e não me deixam toda furada ao final de um trabalho.

As pessoas que me conhecem sabem que eu sou meio (quase totalmente) mão de vaca pra gastar em roupas e fã incondicional de brechós. Já me peguei várias vezes olhando looks de pessoas famosas ou até mesmo de pessoas na rua e pensando como eu poderia ter uma roupa semelhante sem gastar nem perto do que aquelas pessoas gastaram, e o mais incrível é que, normalmente, acho respostas pra essa pergunta. E é isso que quero compartilhar com vocês.

Sejam bem vindos e leiam bastante ;)